In-Life Games: sua vida pode se tornar um jogo!
Posted on: Wednesday, Jul 10, 2013
Novo post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é Advergames.
Não é de hoje que o discurso sobre os canais de comunicação publicitária estão cada vez mais multiplicados. Bem, nada mais verdadeiro. Advergames são apenas mais um entre tantos canais e oportunidades, todos com suas devidas relevâncias dentro do target, dos objetivos da marca e dos momentos de possível impacto. A apresentação abaixo apresenta alguns dados bem interessantes, embora defasados, que mostram o valor dos advergames.
De todo este contexto, o que mais chama atenção é a “gamificação” (gamification), o valor emocional que o ser humano dá aos jogos e ao aprendizado que se obtém através dos jogos. Absolutamente TUDO pode se tornar mais divertido se for feito como se fosse num jogo!
Dois exemplos marcantes sobre a gamificação se baseiam nas tarefas do dia a dia. O Chore Wars apresenta regras muito divertidas para lavar louças, limpar o banheiro ou trocar lâmpadas. Veja o vídeo de apresentação abaixo:
Um concorrente do Chore Wars é o Epic Win, com as mesmas tarefas domésticas rendendo pontos e a evolução de seu personagem – aparentemente, com a adição de “resolver a papelada do trabalho” além dos serviços da casa. Assista:
Tanto para o Chore Wars como para o Epic Win haveria a oportunidade de marcas de limpeza, organização e decoração patrocinarem o ganho de pontos através do uso de seus produtos, ou a concessão de “poderes” e habilidades especiais ao serem utilizados seus produtos nestas tarefas. Claro, o patrocínio só valeria a pena com uma população suficiente de jogadores destes jogos.
Por fim, até mesmo navegar em seu Twitter está mais divertido e lúdico com o Super Twario, uma plataforma de jogo vinculada à conta de Twitter do jogador, em que tweets se tornam parte do cenário e a interação do coelhinho Super Twario com os tweets (seja lendo, respondendo ou retwittando) rende pontos e a evolução do personagem no jogo.
Assim, sempre será mais proveitoso encarar o mundo como um grande jogo, onde pontos virtuais que levam a nada mais que a evolução dentro do jogo fazem consumidores interagirem com as marcas anunciantes/patrocinadoras para a ação de branding ganhar nova força dentro da fantasia.
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