Dá um Like nessa ideia que eu acabei de te telepatizar!
Posted on: Friday, Sep 20, 2013
Novo post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é Futuro das Mídias.
Qualquer pesquisa sobre o Facebook revela que esta rede social se mantém hegemônica em grande parte do mundo (com exceção da China e alguns outros locais com suas redes sociais mais “bairristas”), seguida de todas as outras famosas por compartilharem vídeos, fotos, micropostagens, arquivos de áudio, informações de trânsito, bookmarks ou avaliações de produtos/experiências. Percebe-se também a integração cada vez mais eficaz com os meios de comunicação de massa como a TV, o rádio, os veículos impressos – o conceito de segunda tela está consolidado, principalmente com produtos de entretenimento como novelas, eventos televisionados, ações em tempo real de emissoras de rádio, e outros.
Pelo andar da tecnologia (e tomando como inspiração a Singularidade de Kurzweil), muito em breve o conceito de compartilhamento atingirá um novo patamar, e podemos chutar o que provavelmente será compartilhado, mesmo que pareça tão surreal: pensamentos.
Projetos como o Monster Dreamer, a faixa de cabeça para interface com outros aparelhos Muse e os smartglasses Telepathy já demonstram os grandes avanços que nem podemos acreditar em direção ao compartilhamento de pensamentos. Logo, cada pensamento poderá ser fechado em um arquivo para se compartilhar com seus contatos – sem a necessidade de escrever, falar ou desenhar o que estiver pensando.
Na Universidade de Washington, os cientistas Rajesh Rao e Andrea Stocco realizaram em agosto seu primeiro teste de compartilhamento de pensamento por vias tecnológicas, permitindo que uma ordem de Rajesh para mover um dedo fosse passada ao cérebro de Andrea. Até a edição nº 5 da HQ Nowhere Men apresenta a rede social Hi, baseada exatamente no compartilhamento de pensamentos sem a necessidade de upload de arquivos ou de digitação.
Em uma futura rede social onde o item compartilhado será a ideia pura, será extremamente desafiador controlar os pensamentos incômodos (spams mentais!) de seus contatos para que não incomodem seu ambiente de pensamento, e os anunciantes terão todo um novo cenário para divulgarem suas marcas e produtos – talvez surja uma especialidade do Neuromarketing voltado à divulgação de insights, sensações, ideais e pensamentos.
Muita viagem na maionese?
Saiba mais sobre Futuro das Mídias em:
- Será que o Facebook vai durar 10 anos?
- O Futuro das Mídias – Será que elas tendem a ser cada vez mais sociáveis?
A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto em nossa Fanpage e faça parte dessa Ciranda.
- Tags: Andrea Stocco, ciranda de blogs, ciranda de blogs de comunicação, Facebook, futuro, Hi, Image Comics, insight, Interaxon, mídia, mind-meld, Monster Dreamer, Muse, Neuromarketing, Nowhere Men, pensamento, Rajesh Rao, Ray Kurzweil, redes sociais, social media, Tele-Pathy, Telepathy, Thinker Thing, thought-sharing, Universidade de Washington
- No Comments
comentários recentes